Dia do Escritor!

Ao menos uma vez na vida quase todo mundo já pensou em ser escritor, publicar um livro ou até mesmo trabalhar naquela revista que ama ler! Hoje comemora o dia do escritor, um papel muito importante na sociedade e que merece ser homenageado sempre! Em comemoração ao dia de hoje vou indicar dois escritores brasileiros, autores de livros, textos jornalísticos que faz parte da história literária brasileira.

Machado de Assis (Joaquim Maria M. de A.)



Profissão: Jornalista, Contista, Cronista, Romancista, Poeta e Teatrólogo.
Onde Nasceu: Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839 e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. 
Um pouco mais ... É o fundador da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras, ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis. A obra de Machado de Assis abrange, praticamente, todos os gêneros literários.
Filho do operário Francisco José de Assis e de Maria Leopoldina Machado de Assis, perdeu a mãe muito cedo.Sem meios para cursos regulares, estudou como pôde e, em 1854, com 15 anos incompletos, publicou o primeiro trabalho literário, o soneto "À Ilma. Sra. D.P.J.A." O primeiro livro publicado por Machado de Assis foi a tradução de Queda que as mulheres têm para os tolos (1861).

Informações tiradas aqui.

Cecília Meireles



Profissão: Poetisa, Professora, Jornalista e Pintora.
Onde Nasceu: Tijuca - RJ, em 7 de novembro de 1901, e faleceu em 1964.
Um pouco mais... Foi a primeira voz feminina, de grande expressão na literatura brasileira, com mais de 50 obras publicadas. Conclui seus primeiros estudos em 1910, na Escola Estácio de Sá, ocasião em que recebe de Olavo Bilac, Inspetor Escolar do Rio de Janeiro, medalha de ouro por ter feito todo o curso com "distinção e louvor". Diplomando-se no Curso Normal do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, em 1917, passa a exercer o magistério primário em escolas oficiais do antigo Distrito Federal. Em 1919, publica seu primeiro livro de poesias, "Espectro". A maioria de suas obras expressa estados de ânimo, predominando os sentimentos de perda amorosa e solidão.

Informações tiradas aqui e aqui


E você também é escritor (a)? Parabéns! Independente se você já publicou algum livrou ou não, considere se importante afinal, como dizia José Saramago "Somos todos escritores. Só que uns escrevem, outros não" ou podemos dizer alguns publicam outro não rs.


                                                                                                          Beijos Pri Gif de beijo


Share:

0 comentários