Armário Cápsula - Consumo Consciente

Oi Pessoal!

Há um tempo eu resolvi mudar o meu estilo de vestir. Entrei na internet e comecei a fazer várias compras, sem consultar o que eu estava precisando, até porque eu queria mesmo era MUDAR. Depois que as compras chegaram arrumei meu guarda roupa, mas, antes fui procurar dicas no Youtube de como organizar (Gente, eu sei arrumar guarda roupa, porém, sempre faço isso para eu ficar mais inspirada e animada). Até descobrir um novo estilo não só de roupa, mas também de vida, o armário capsula minimalista. Nossa, foi a melhor descoberta do ano! Ela veio no momento certo da minha vida, melhor dizendo: Isso foi coisa de Deus!
Como eu sempre digo "temos que compartilhar coisas boas" então, não poderia em hipótese alguma deixar de falar sobre isso com vocês, principalmente pelo fato de ser a cara do blog  (que tem o objetivo de compartilhar ideias e momentos que vão te ajudar a ficar no equilíbrio). Enfim, chega de blá blá blá, e vamos ao que interessa!

                                                              Imagem via Pinterest


O que é Armário Cápsula?

O termo “armário-cápsula” surgiu na década de 1970 com a estilista Susie Faux, pensando em um armário com poucos itens, alguns que nunca saem de moda e outros atuais. Basicamente é um guarda roupa composto só com peças que você ama e usa. Eu digo usa, porquê geralmente no guarda roupa convencional há peças que vestimos apenas uma vez, e depois ficam lá sem utilidade nenhuma. Quase sempre usamos as mesmas roupas (aquela calça/short/blusa que realça o nosso corpo e que amamos) e esquecemos das outras peças, por isso, sempre chegamos a conclusão que parece não termos roupas. Mas, a ideia do armário capsula é fazer com que você monte o seu guarda roupa com poucas peças, de qualidade, versáteis e principalmente que você possa usar TODAS. É como se fosse um armário somente com peças coringas. O principal objetivo é diminuir o consumo exacerbado e desnecessário de roupas, ou seja, fazer um consumo consciente.


Como é composto o Armário Cápsula?


O armário capsula tradicional muda de acordo com as estações verão/inverno e é composto por 37 peças: 

  • 15 peças de cima; 
  • 09 peças de baixo; 
  • 09 pares de sapato; 
  • 02 vestidos e
  • 02 casacos.

Porém, não tenha isso como regra porque a quantidade e o tipo de roupa vai depender do gosto de cada pessoa. Isso não quer dizer que você possa ter 100 peças de roupas e usar somente 40. Não esqueça, o armário capsula é composto somente por roupas que usamos! O meu tem 45 peças e ao contrario do tradicional, vou mudar ele conforme o semestre e não a estação, parece complicado, mas vou fazer um outro post falando sobre isso.

                                                      Imagem via Pinterest


05 Vantagens em ter um Armário Cápsula?


  • Vai te ajudar no autoconhecimento. O fato de ser um armário com peças limitadas e que você ama, isso força você a parar e pensar, qual o seu estilo? O que realmente gosta de usar? 
  • Estimula a sua criatividade ao vestir. As peças são poucas, porém versáteis, isso ajuda a montar vários look com a mesma roupa.
  • Desapego material. Você vai aprender a passar para frente as roupas/acessórios/sapatos que você realmente não usa e comprar somente o necessário.
  • Gastar menos tempo para escolher a roupa. Afinal, você vai conhecer o seu guarda roupa dos pés à cabeça, e vai saber o que utilizar na ocasião certa..
  • Economizar dinheiro. Você vai ter uma época para comprar roupa, isso faz com que você junte o dinheiro e se planeja para gastar de forma útil.

Experientes no assunto!


Vou terminar esse post indicando 3 blogueiras experientes nesse assunto, e que me inspiraram a fazer um armário capsula. 


Espero que tenham gostado! Deixe seu comentário, vamos interagir!

Share:

2 comentários

  1. Amei o post, o mais explicativo e simples em relação ao assunto que encontrei. Estou mudando meu visual aos poucos, comprando peças versáteis e que tem tudo a ver com o meu novo eu. Depois da transição fiquei mais ousada e tenho investido em peças que me tiram da zona de conforto, além disso sempre que vou comprar penso se a peça combina com pelo menos com duas que eu tenho em casa. Bjs, amei o novo lay do blog Pri, visitando sempre agora <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah fico feliz que você tenha gostado do post e do layout ;D
      Sempre ouça falar isso, que depois da transição o nosso estilo muda. Amo mudar ;D

      Beijos e obrigada por visitar.

      Excluir