Jejum Intermitente

Oi Pessoal,


O assunto de hoje é uma pouco polemico, porém, muito interessante e a cara do blog (que tem como objetivo, fornecer informação para buscarmos o nosso equilíbrio - mente, corpo). Eu não sou expertise no assunto, então separei as principais perguntas relacionadas ao tema e respondi em tópicos, mas o objetivo é relatar a minha experiencia. Caso você se interesse ler mais sobre o assunto, vou deixar alguns sites listados no final do post, para maiores informações.




O que é o Jejum Intermitente?

O Jejum Intermitente, consiste em restringir a alimentação em um longo período de 12 a 24 horas. Durante o jejum intermitente, o horário de intervalo em que você for comer, os alimentos devem conter poucas calorias, além de ser nutritivos e saudáveis.

Quais são benefícios?

  • Acelera o metabolismo
  • Melhora a sensibilidade  à insulina 
  • Ajuda a queimar gordura
  • Previne a obesidade
  • Desintoxica o corpo

2 Tipos de Jejum Intermitente


  • Método 16/8 horas - Fazer uma refeição saudável, e ficar 16 horas em jejum.
  • Eat to Eat 24 horas - Ficar 24 sem comer.


Obs.: Durante o jejum você pode tomar água, chás, cafe puro (sem açúcar / leite) a vontade, por ser alimentos sem calorias.


Pessoas restritas ao Jejum Intermitente?


  • Gravidas; 
  • Pessoas com transtornos alimentares;
  • Pessoas que fazem o uso de insulina;
  • Crianças;
  • Pessoas diagnosticas com câncer.


Minha experiência 

Antes de relatar, gostaria de deixar bem claro NÃO FAÇAM ISSO EM CASA


Optei por testar o jejum intermitente com o objetivo de desintoxicar o corpo. Não sei se acontece com vocês, mas tem época que eu como tanta porcaria (doces, sanduíches, refrigerantes...)que eu sinto o meu corpo sujo(não é a falta de banho), é complicado descrever. Enfim, eu senti a necessidade de limpar o meu corpo, então decidi fazer o jejum 24 horas, ou seja, não comi nada durante esse período. O dia todo tomei apenas água e chá de canela com maçã e gengibre, no inicio pulei 10 min. de corda. O meu jejum acabou se tornando espiritual, porque eu resolvi ler a bíblia, orar... Eu sei que essa não a forma correta de iniciar um jejum espiritual, mas já que eu estava fazendo uma desintoxicação física, porque não fazer uma espiritual (acredito ser a mais importante). Valeu a experiencia, foi um momento de equilíbrio entre meu corpo, mente e espirito, não passei mal e nem senti fome desesperadora. Apesar de tudo, o que eu fiz foi apenas um jejum, seria intermitente se tivesse ocorrido no decorrer da semana ou várias vezes no mês, e nesse caso eu teria desmaiado kkk, afinal eu não busquei auxilio de um nutricionista.
A minha percepção foi que esse tipo de jejum é ideal para atletas de alta performance.




RECOMENDO? É claro que NÃO, até porque não sou formada na área de nutrição. Caso você se interesse aconselho conversar com o seu nutricionista.


Mais sobre o assunto...









ATENÇÃO!

Gostaria de deixar bem claro, que o objetivo desse post é apenas informativo e não substitui a ida ao  médico, nutricionista, personal trainer. Sendo assim, não faça nada antes de consulta-los.



Share:

4 comentários

  1. Menina como tu conseguiu?! Não consigo ficar nem uma hora sem comer imagina 24h e ainda pulando 10 minutos de corda,afinal sou preguiçoso e gulosa ,não conseguiria (kk)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jamili!
      As vezes eu também penso como que eu consegui kkk Acho que foi muita vontade de querer me sentir melhor.

      Beijos

      Excluir
  2. Muito Bom o seu Artigo, vou tentar algumas das dicas passadas rs, obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José!

      Fico feliz com a sua visita aqui, mas principalmente por ter gostado e ajudado com o post.

      Volte sempre!

      Excluir